Corrida de minibus encerra o Nürburgring Endurance

3 comentários

Olá amigos. Terminou a 1ª série do Nürburgring Endurance e, podemos afirmar que terminou com uma excelente corrida ao volante da Volkswagen SambaBus. Dos seis pilotos presentes na grelha de partida, pelo menos três, (Bimmer23, hfsaraujo e PORTO_GT) fizeram cinco voltas simplesmente espectaculares! Assim que a corrida começou, rapidamente conseguiram uma vantagem confortável sobre jcralos72, Brasil-Men, e o estreante PMSR. Sem cometerem erros de condução nem dificultando as sucessivas ultrapassagens entre eles, no final da primeira volta, quase se podia adivinhar quais os pilotos que iriam ficar no pódio. No final da 5ª volta e quando a chuva já caía com alguma intensidade, PORTO_GT foi o primeiro a ir às boxes para trocar pneus, enquanto hfsaraujo e Bimmer23 arriscavam mais uma volta. A estratégia quase resultava, pois de um momento para o outro, a chuva começa a diminuir gradualmente. Mas de repente, eis que a chuva começa a cair com alguma força, dificultando a aderência em cada curva. Com pneus intermédios montados na Combi, PORTO_GT recupera o tempo perdido nas boxes para os dois fugitivos. No final da 6ª volta, Bimmer23 resolve trocar de pneus, mas a escolha foi totalmente errada, pois voltou a usar os pneus slick, entregando o 3º lugar de mão beijada a jcarlos72, que apenas tentava segurar o 4º lugar. Quase em desespero, hfsaraujo, tenta nova volta com pneus macios debaixo de chuva diluviana, e perde toda a vantagem conseguida. Na última volta, hfsaraujo arrisca tudo ao parar nas boxes para meter pneus de chuva, mas já não havia nada a fazer. Tal como não houve, assim que o Araújo sentiu o efeito das castanhas em dia de S. Martinho. Parou a Combi, ligou os piscas, e ala pelo monte acima para aliviar a tripa. Acabou por ser ultrapassado por todos os pilotos, não terminando a corrida dentro do tempo limite. Contra todas as expectativas, jcarlos72 alcança o troféu de prata, e Bimmer23 o de bronze. Brasil-Men não foi feliz na 1ª volta devido a penalizações, e praticamente hipotecou todas as possibilidades de uma boa classificação. Quanto a PMSR, optou por abandonar a corrida, talvez por não estar preparado para a dureza da prova. Terminou assim o Nürburgring Endurance, um evento onde não faltou episódios rocambolescos, dignos de grandes corridas de endurance. Despistes, más opções na troca de pneus, falta de gasolina, e até diarreia. No próximo domingo vamos dar início ao Le Mans Prototyps. Um novo evento de resistência, mas desta vez a grande velocidade.

Bimmer23, hfsaraujo e PORTO_GT, com inicio de corrida alucinante

Bimmer23 apenas errou na troca de pneus

Na 3ª volta, pilotos da frente não davam tréguas

hfsaraujo levou ao limite os pneus slick

Na 5ª volta, mais do mesmo. Apenas variava o líder 

Assim que PORTO_GT meteu pneus de chuva, esta começou a diminuir de intensidade

jcarlos72 - 2º lugar 1h 26m 45s

jcarlos72, nunca pensou que o 2º lugar fosse tão mal "cheiroso"

Brasil-Men - 4º lugar 1h 27m 45s

Penalizações iniciais, retiraram favoritismo a Brasil-Men

PMSR não leu o regulamento, e montou acessórios proibidos na Combi

Dureza do Nürburgring Endurance, levou PMSR ao abandono

PORTO_GT - 1º lugar 1h 25m 58s

Bimmer23 - 3º lugar 1h 27m 16s


Onde está o Araújo? Na última volta e com o 2º lugar garantido, hfsaraujo parou a Combi, ligou os piscas, e ala pelo monte acima para aliviar a tripa. Só não sabemos se tinha papel higiénico.





3 comentários:

  1. Para mim, esta foi sem dúvida uma das melhores corridas deste evento, e nem sequer foi pelo facto de ter ganho. A corrida valeu pelas primeiras 5 voltas, simplesmente pela luta dada pelo João e Araújo. Foram cinco voltas onde não cometemos grandes erros nem dificultamos as ultrapassagens uns aos outros. Foi pena o Armen e o Zé Carlos, não terem conseguido a mesma performance, pois teria sido mais emocionante. Antes do inicio da corrida, e assim que ouço o Zé Carlos a aconselhar o Pedro na configuração da Combi, nem sabia se havia de rir ou chorar. A configuração dele era totalmente diferente da minha! A verdade é que nos treinos que havia feito, pareceu-me ser difícil fazer melhor. No mínimo, estava ideal para o meu estilo de condução. Pelo resultado obtido, chego à conclusão que estava perfeita! O problema foi quando começou a chover e resolvi meter os pneus intermédios no final da 5ª volta. Saio das boxes, e reparo que a chuva começa a abrandar! Dos 28% de água na pista, vai diminuindo até aos 22%. Nem queiram saber o que disse! O João e o Araújo fizeram mais uma volta sem trocar de pneus, e estava visto que se a chuva parasse, eles iam tirar vantagem disso. Foram 10 Km a rogar pragas ao S. Pedro! Quando vejo que a torneira volta a abrir, começo a ganhar muitos segundos ao Araújo e João em cada sector. No final da 6ª volta, apenas o João vai trocar de pneus enquanto o Araújo continua com os mesmos pneus. O quê? Pneus macios com esta chuva toda? Quando ultrapassei o Araújo e chego aos 17s de vantagem, apenas me preocupei em não me despistar. Quando entro na última volta e no primeiro sector aparece-me 33s de diferença para o Araújo, estava escrito que ia ganhar a corrida. Mas não me livrei de um susto quando reparo que o Zé Carlos alcança o 2º lugar. Será que foi às boxes e trocou a Combi pelo Red Bull? Quando li a mensagem do Araújo no final da corrida... foi rir a bandeiras despregadas! Araújo, na próxima, toma o imodium rapid. A verdade é que tivemos que mudar de circuito assim que saíste da sala. Ninguém aguentava com o cheiro no local da "descarga" hehehehe....

    ResponderEliminar
  2. Alô Portugal!
    Estava muito confiante nesta corrida, já que minha Kombi estava perfeitamente afinada e, após algumas modificações nos treinos, sua estabilidade havia melhorado substancialmente. Mas, corrida é corrida! Na primeira curva saí fora da trilha e fui penalizado. Daí para frente, na tentativa de ganhar os infinitos segundos perdidos, cravei o pé no fundo e saí fora algumas vezes, com direito à suspensão danificada, penalizações diversas e perda de contato com os líderes. Mas a corrida era longa e, sempre poupando pneus, levei a Kombi até o final, porém distante dos primeiros.
    A surpresa nesta corrida foi o Araújo que, ao final da corrida, estava em marcha lenta e só depois ficamos sabendo que havia abandonado: a causa? Seria combustível adulterado? Quase isso: Araújo havia importado do Brasil um Acarajé, iguaria feita nas ruas de Salvador, capital do Estado da Bahia que é feito debaixo do sol, à base de feijão, azeite de dendê e camarão. Foi tiro e queda. Chacoalha daqui, chacoalha dalí nas curvas de Nürburgring, não deu outra: Araújo largou sua Kombi e foi visto agachado, aliviando-se atrás do guard-rail, só com a cabeça de fora. Foi como passar por um cachorro atropelado numa rodovia: meu pão de forma ficou impregnado por um odor nada agradável. Ainda bem que era a última volta. Sugiro, na próxima corrida longa, levar junto consigo uma garrafa de chá de rolha: é o melhor remédio para essas ocasiões.
    Parabéns ao Carlos pela vitória e a todos que participaram.
    Abraços,
    Armen

    ResponderEliminar
  3. Boas pessoal
    Mais uma espectacular corrida com um final inesperado. Gastei pouco tempo na afinaçao do pao de forma, nao tendo assim muitas expectativas no alcance de um lugar no podio, mas ha que tentar. Começa a corrida e o Armen foi logo colher umas couves na berma, passei-o e la continuei. Perdi o comboio dos 3 da frente o que levou a que ficasse para tras, durante as 3 primeiras voltas ainda com a companhia do Armen, mas la foi ele colher mais umas couves e ficou para tras. Na 8ª volta apanho o Bimmer que nao segurava o carro, entro nas boxes e meto pneus de chuva, inesperadamente ja estou no 3º posto!! Ultima volta e a meio da pista encontro o Araujo escondido atras de um arbusto a aliviar-se e eis que chego a 2º!! Nada mau para quem perdeu muito pouco tempo nas afinaçoes.
    Pedro (PMSR) para aproxima bebe menos Gerupiga e Araujo toma o conselho do Armen e bebe um cha de rolha.
    Abraços

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.