WTCC 2015 - Novo evento

5 comentários

Olá amigos. Perante as corridas que se fizeram e a forma como decorreu o Festival Pole Position, seria um erro não organizar este WTCC2015 nos mesmos moldes, até pelos comentários que foram deixados sobre o evento. O arranque temporizado dos diferentes carros, foi sem dúvida uma ideia que agradou a todos, pois proporcionou fugas e perseguições de cortar a respiração. A quantos pilotos não tremeram as pernas na última volta, em plena reta? Além disso, estas partidas temporizadas deram a possibilidade de todos conseguirem um honroso lugar no pódio, aumentando a motivação para as corridas seguintes. Apesar de não ter sido difícil organizar estas corridas com arranque temporizado, esperamos que na próxima série do Gran Turismo, esta opção faça parte das definições das corridas. Mas como o Festival Pole Position já terminou, vamos "atacar" este WTCC com o mesmo entusiasmo e garra. Para este evento foram selecionados 6 carros da classe WTCC, que como sabem, são carros de série modificados de acordo com regulamento próprio. Como tal, não vai ser permitido aos pilotos fazer modificações nos carros, seja a nível mecânico, peso, ou aerodinâmica. As únicas alterações permitidas, são a troca e pintura de jantes, e cor da carroceria. O ideal, será os pilotos optarem pela mesma cor nos 6 carros, tal como fizeram vários pilotos no último evento. O número de participante deve constar obrigatoriamente em cada carro. O circuito para este campeonato é La Sierrra, uma vez que devido à sua extensão facilita as partidas temporizadas. Apesar de ser um circuito original, apresenta um traçado excepcional, com curvas fechadas, curvas cegas, ganchos, e longas extensões que convidam a andar de prego a fundo. Nas definições das corridas, encontram toda a informação necessária acerca do evento. No caso de qualquer dúvida, deixem as vossas questões nos comentários.

Danos na carroceria


Neste evento, vamos aplicar pela primeira vez uma penalização que nos parece ser das mais justas, obrigando os pilotos a uma precaução que por vezes não existe. Aplicar danos mecânicos graves num circuito desta extensão seria um contra-senso, mas os embates em rails, obstáculos e toques entre pilotos, não vão passar incólumes. Em corridas reais, nenhum piloto está livre de acidentes ou despistes, mas o certo é, que fazem o possível e o impossível para os evitar. Nestas corridas virtuais temos que ter a mesma atitude, até para tornar estas corridas mais profissionais e verdadeiras. Neste circuito, seja pela largura do mesmo ou pelas longas rectas, não há motivo nenhum para haver toques entre os pilotos em ultrapassagens. O bom senso deve imperar sempre, até para que a nossa sala  não vire uma "Casa dos Segredos". Neste WTCC 2015, os danos visíveis vão estar ligados, e através da gravação da corrida, todos os carros serão inspecionados no final. O piloto que apresenta riscos ou amolgadelas na carroceria do seu carro devido a despiste, toques ou acidente, será penalizado com a subtração de 1 ponto. Esta penalização será sempre aplicada, mesmo que o piloto que a sofra, não tenha sido culpado desses danos. O mesmo acontece quando os danos mecânicos graves estão ligados. Com ou sem culpa, os pilotos não se livram dos danos.

Os carros

Em cada corrida, participam 3 carros de 5 marcas diferente, com arranque temporizado para cada marca. Apenas 1 piloto participa o Subaru Impreza Touring Car. Os pilotos realizam 3 corridas durante o campeonato com cada um destes carros, e apenas uma corrida, com o Subaru Impreza Touring Car. 






Apenas por uma vez, os pilotos terão a oportunidade de conduzir o Subaru Impreza

Calendário do evento

As corridas realizam-se ao domingo à noite, conforme calendário apresentado. Em cada domingo são realizadas duas corridas de 5 voltas em La Sierra. A grelha de partida é ordenada após uma qualificação de 10 minutos. A sala abre às 22h, e às 22h20 tem inicio a qualificação para a 1ª corrida. A 2ª corrida da noite, realiza-se 15 minutos após ter terminado a 1ª corrida. Se um piloto perder a ligação durante a qualificação, esta será reiniciada se não tiver decorrido mais de 2 minutos. Se a perda de ligação acontecer durante a corrida, esta prossegue sem qualquer interrupção. 


Pilotos & Carros

O carro que os piloto devem utilizar em cada corrida, é encontrado através da ordem de inscrição, conforme tabela em anexo. Assim que as inscrições estiverem completas, será apresentada a lista de inscrição. Na lista, consta o dia e hora do vosso registo. 


Definições

Circuito - La Sierra / Hora 14:00 
Tempo de qualificação: 10 minutos
Ordem da grelha de partida - O mais rápido em primeiro
Tipo de partida - Grelha de partida com falsa partida
Paragem obrigatória nas boxes - 1 vez
Força de recuperação de derrapagem - Desligado
Direcção activa - Desligado
Controlo de estabilidade (ASM) - Desligado
Controlo de tracção (TCS) - Desligado
Impulso - Desligado
ABS - Ligado
Linha de condução - Ligado
Força do cone de ar - Real
Redução de aderência nas bermas - Real
Afinação do veículo - Proíbido
Pneus - Competição médios 
Desgaste e consumo de combustível - Desligado
Penalização de tempo - Elevado
Danos visíveis - Ligado
Penalização por danos na carroceria - 1 ponto
Penalização por arranque incorrecto na qualificação - 1 ponto
Danos mecânicos - Ligeiros 
Abertura da Sala (PORTO_GT) - 22.00 horas (hora portuguesa)
Inicio da qualificação - 22h 20

Tempo de partida para a qualificação e corrida


Para quem participou no Festival Pole Position, não há qualquer dúvida em relação ao funcionamento do arranque temporizado para a qualificação e corrida, mas no caso de participarem novos pilotos, convém estar bem informado, até para não sofrerem penalizações desnecessárias. Estas corridas obedecem a uma grelha de partida previamente definida, devendo os carros arrancar pela seguinte ordem: 1º Volkswagen Golf / 2º Mazda Roadstar / 3º Honda Civic / 4º Nissan Silvia / 5º Mitsubishi Lancer / 6º Subaru Impreza. Para que isto seja possível, o arranque para a qualificação deve ser temporizada para cada marca de carro. Nos 10 minutos de qualificação permitido, apenas o Volkswagen Golf tem a possibilidade de completar uma volta, mas os restantes carros, conseguem percorrer uma distância considerável, que lhes permite saber quem foi o mais rápido. Na corrida, é fácil verificar pela gravação se um piloto arrancou antes do tempo, mas na qualificação não há essa possibilidade. Como tal, uma vez que o piloto que utiliza o Subaru Impreza não participa na qualificação, fica designado como Juiz da Corrida. Este piloto, deve verificar se a linha azul referente ao carro de qualquer participante, se move antes do tempo definido. No caso de detectar qualquer movimento, deve comunicar à organização no final da corrida, podendo e devendo os outros pilotos fazer o mesmo. Assim que a qualificação tiver inicio, apenas os pilotos do Volkswagen Golf podem arrancar de imediato, enquanto os outros pilotos, devem manter o pedal do travão pressionado, ou usar o travão de mão, até que o relógio atinja o tempo que autorize a sua partida. Para isso, basta estar com atenção ao cronometro que aparece no canto superior direito da TV. 

Qualificação - Tempo de arranque

1º - Volkswagen Golf IV GTI Touring Car '01- Arranque automático
2º - Mazda Roadster Touring Car - Arranque: 00:01.000 (1 minuto)
3º - Honda CIVIC TYPE R (EK) Touring Car '97 - Arranque: 00:02.000 (2 minutos)
4º - Nissan SILVIA spec-R AERO (S15) Touring Car '02 - Arranque: 00:04.000 (4 minutos)
5º - Mitsubishi Lancer Evolution IX GSR Touring Car '05 - Arranque: 00:05.000 (5 minutos)
6º - Subaru IMPREZA Touring Car - Não participa na qualificação 


Corrida - Tempo de arranque

1º - Volkswagen Golf IV GTI Touring Car '01- Arranque automático
2º - Mazda Roadster Touring Car - Arranque: 00:50.000 (50 segundos)
3º - Honda CIVIC TYPE R (EK) Touring Car '97 - Arranque: 01:10.000 (1 minuto e 10 segundos)
4º - Nissan SILVIA spec-R AERO (S15) Touring Car '02 - Arranque: 04:00.000 (4 minutos)
5º - Mitsubishi Lancer Evolution IX GSR Touring Car '05 - Arranque: 04:20.000 (4 minutos e 20 segundos)
6º - Subaru IMPREZA Touring Car - 05:30.000 (5 minutos e 30 segundos)





5 comentários:

  1. Boas pessoal..mais uma magnifica prova idealizada por alguém que sabe da materia.Por mim já me inscrevi.Obbrg Carlos e Arman por os momentos que voces nos oferecem.gaspar

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Eram precisamente 07:51:52 quando deu entrada o teu registo! Nem dormiste, com medo de ficares de fora! hehehe.....

      Eliminar
  3. hahahah pouco menos :-),
    nao queria ficar de fora por nada deste mundo :-)

    ResponderEliminar
  4. o evento anterior,Festival Pole Position, fui muito interessante deu para começar a gostar de nurburring, tive muita pena de não poder participar em todas as corridas,quanto a este novo evento ainda parece ser melhor, já estou empolgado para começar as corridas.
    parabens a organização pelos eventos já realizados pelos bons momentos em que neles eu passei, e que venha já este :)

    ResponderEliminar

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.