Configuração dos pilotos - Mini Cooper S '98

NARESERVA
DIFERENCIAL
Binário Inicial 5
Sensibilidade de aceleração 18
Sensibilidade de travagem 12
Justificação: Este setup é para Nurburgring. Quando é necessário encurtar a caixa convém colocar o binário inicial a 6.
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente +5
Altura ao solo traseira -5
Ajuste de molas frente 4.5
Ajuste de molas traseira 4.5
Extensão amortecedores frente 3
Extensão amortecedores traseira 3
Compressão amortecedores frente 2
Compressão amortecedores traseira 2
Barra anti-rolamento frente 1
Barra anti-rolamento traseira 2
Ângulo do câmber frente 0.7
Ângulo do câmber traseira 0
Ângulo do eixo frente 0
Ângulo do eixo traseira -0.25
Equilíbrio de travagem frente 4
Equilíbrio de travagem traseira 3
Justificação: Este setup é para Nurburgring. Para pistas mais lisas aumento todos os valores uma unidade, excepto a altura, que coloco no mínimo.
ABS - 2
Lastro com 445PP - Posicionamento 0
Conselho sobre desgaste de pneus: Acelerar e travar com suavidade. Travar com ajuda da caixa. Virar com o acelerador, ou seja, usar mais a acção do diferencial e menos o volante. Dar espaço aos carros da frente.
Obs. - Quanto à caixa de velocidades costumo fazer assim: regulo a velocidade máxima 20 km/h acima do pretendido. Olhando para o gráfico, puxo a sexta tudo para a esquerda e a primeira tudo para a direita; de seguida coloco as restantes relações a igual distância no ponto de intersecção com a linha vermelha em cima; a partir daqui não se pode mexer na velocidade máxima, senão fica tudo como estava; para alterar a velocidade máxima tem que se regular o final. Após isto é possível que, ao alongar a caixa, o carro "morra"no arranque. Para evitar isso, puxo a primeira para esquerda até poder arrancar normalmente e depois volto a colocar as mudanças do meio a distância igual. Para quem não está habituado a ter todo este trabalho. Isto poderá parecer exagerado e picuinhas, mas o Granturismo é mesmo assim, e eu gosto!!!

CheirasMal
DIFERENCIAL
Binário Inicial 6
Sensibilidade de aceleração 18
Sensibilidade de travagem 12
Justificação: Permitir que as mudanças de velocidade sejam feitas sem grande perda nas rotações.
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -19
Altura ao solo traseira -17
Ajuste de molas frente 3
Ajuste de molas traseira 4
Extensão amortecedores frente 1
Extensão amortecedores traseira 2
Compressão amortecedores frente 1
Compressão amortecedores traseira 2
Barra anti-rolamento frente 1
Barra anti-rolamento traseira 2
Ângulo do câmber frente 0
Ângulo do câmber traseira 0
Ângulo do eixo frente -0.08
Ângulo do eixo traseira -0.20
Equilíbrio de travagem frente 0
Equilíbrio de travagem traseira 1
Justificação: Minimizar o desgaste dos pneus da frente e um ângulo de eixo para permitir que o Mini curve mais depressa.
ABS - 4
Lastro com 445PP - Posicionamento 0
Conselho sobre desgaste de pneus: 
Obs. -

PORTO_GT
DIFERENCIAL
Binário Inicial 35
Sensibilidade de aceleração 50
Sensibilidade de travagem 20
Justificação: Com mais binário em circuitos com muitas curvas e ganchos como em Eiger, o carro fica com mais tracção, o que impede nas acelerações, que as rodas patinem e aumente o desgaste. Em circuitos mais rápidos como Monza, baixava o binário para 10. A sensibilidade de aceleração em 50, evita acelerações muito bruscas e que leva a algum desgaste dos pneus.
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -13
Altura ao solo traseira -20
Ajuste de molas frente 9.5
Ajuste de molas traseira 8.5
Extensão amortecedores frente 8
Extensão amortecedores traseira 7
Compressão amortecedores frente 7
Compressão amortecedores traseira 6
Barra anti-rolamento frente 1
Barra anti-rolamento traseira 1
Ângulo do câmber frente 1.5
Ângulo do câmber traseira 0
Ângulo do eixo frente 0
Ângulo do eixo traseira -0.25
Equilíbrio de travagem frente 5
Equilíbrio de travagem traseira 5
Justificação: Traseira mais baixa e um pouco de câmber na frente, ângulo do eixo traseiro negativo, ajuda a curvar melhor este carro com tracção dianteira. Como o carro tem uma distancia de eixos muito pequena, acho que resulta melhor uma suspensão mais dura. Nunca notei diferença nos desgaste dos pneus por usar suspensão dura, comparando com uma suspensão mais suave. Em pisos irregulares como a recta de Sarthe ou Nürburgring aumentava a extensão dos amortecedores e diminuía a compressão, para obrigar as rodas a estarem em contacto com o solo, e evitar que o carro salte e perca aderência. Em Nürburgring, subi um pouco a suspensão, mas como estive com LAG, não dá para fazer qualquer comentário.
ABS - 2
Lastro com 445PP - Posicionamento +35 (variava conforme o circuito)
Conselho sobre desgaste de pneus: Eu não sou grande piloto a poupar pneus pelo tipo de condução que gosto, mas quanto mais suaves forem as mudanças de trajectória, as acelerações e travagens, o desgaste diminui. Sempre que os pneus começam a chiar em curva, é mau sinal!
Obs. - Usei sempre a caixa padrão, apenas alterando a velocidade máxima para o circuito que se destinava. A 1ª e 2ª velocidade, estiquei-as sempre ao máximo, (esquerda) pois raramente fazia uso delas em corrida e as velocidades altas, ficam um pouco mais rápidas.


jcarlos72
DIFERENCIAL
Binário Inicial 8
Sensibilidade de aceleração 60
Sensibilidade de travagem 5
Justificação: Não percebo nada de transmissão, foi a melhor configuração que consegui.
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -18
Altura ao solo traseira -17
Ajuste de molas frente 6.5
Ajuste de molas traseira 6.5
Extensão amortecedores frente 2
Extensão amortecedores traseira 2
Compressão amortecedores frente 3
Compressão amortecedores traseira 3
Barra anti-rolamento frente 3
Barra anti-rolamento traseira 3
Ângulo do câmber frente 2
Ângulo do câmber traseira 1
Ângulo do eixo frente 10
Ângulo do eixo traseira 0
Equilíbrio de travagem frente 7
Equilíbrio de travagem traseira 9
Justificação: Suspensão baixa, um pouco dura e com algum câmber que aumentava em pistas com curvas rápidas.
ABS - 1
Lastro com 445PP - Posicionamento -45
Conselho sobre desgaste de pneus: Não acelerar a fundo nas saídas de curva, não travar na ultima em cima da curva, não forçar as viragens nas curvas, em conclusão, entrar lento nas curvas e sair em aceleração continua e evitar travagens bruscas.
Obs. - Não sou muito fã deste veiculo, pessoalmente não me dou bem com as afinações  em carros de tracção dianteira, não gosto do comportamento deles. Este ainda por cima é muito leve, faz lembrar um Kart, mas de tracção dianteira.


fastluis
DIFERENCIAL
Binário Inicial 42
Sensibilidade de aceleração 15
Sensibilidade de travagem 10
Justificação: Pura invenção, sendo que em algumas corridas com mais curvas diminuía o binário inicial, porquê? Não sei. Devo ter ouvido isso em algum lugar.
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -4
Altura ao solo traseira -4
Ajuste de molas frente 5.6
Ajuste de molas traseira 4.7
Extensão amortecedores frente 4
Extensão amortecedores traseira 4
Compressão amortecedores frente 4
Compressão amortecedores traseira 4
Barra anti-rolamento frente 3
Barra anti-rolamento traseira 3
Ângulo do câmber frente 0.8
Ângulo do câmber traseira 0.3
Ângulo do eixo frente 0
Ângulo do eixo traseira -0.25
Equilíbrio de travagem frente 5
Equilíbrio de travagem traseira 7
Justificação: Isso queria eu. Em algumas pistas subi um pouco a suspensão para valores de 1 ou 2 positivos.
ABS - 1
Lastro com 445PP - Posicionamento +50
Conselho sobre desgaste de pneus: Dar um conselho??? Eu é que preciso de vários conselhos.
Obs. - Para mecânico ainda me falta um bom bocado, mas foi porreiro.

hfsaraujo
DIFERENCIAL
Binário Inicial 10
Sensibilidade de aceleração 30
Sensibilidade de travagem 10
Justificação: Esta afinação de LSD não é a que permite melhores tempos por volta, contudo foi aquela que após alguns testes me permitia poupar mais os pneus.
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -10
Altura ao solo traseira -14
Ajuste de molas frente 9.8
Ajuste de molas traseira 8.4
Extensão amortecedores frente 2
Extensão amortecedores traseira 2
Compressão amortecedores frente 1
Compressão amortecedores traseira 1
Barra anti-rolamento frente 2
Barra anti-rolamento traseira 2
Ângulo do câmber frente 1.2
Ângulo do câmber traseira 0
Ângulo do eixo frente 0
Ângulo do eixo traseira 0.04
Equilíbrio de travagem frente 2
Equilíbrio de travagem traseira 6
Justificação: Mais uma vez a afinação não foi programada em função do tempo  por volta, antes no desgaste dos pneus. Daí a traseira mais baixa,que juntamente com a travagem atrás permitia poupar um pouco os pneus da frente.
ABS - 1
Lastro com 445PP - Posicionamento +50
Conselho sobre desgaste de pneus: 
Obs. - Já agora e apesar de não levar lastro, acho que ainda é um bug do jogo, o posicionamento do lastro mesmo quando ele não existe, influencia o seu comportamento.

Bimmer23
DIFERENCIAL
Binário Inicial 6
Sensibilidade de aceleração 20
Sensibilidade de travagem 15
Justificação: 
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -15
Altura ao solo traseira -15
Ajuste de molas frente 5.7
Ajuste de molas traseira 4.6
Extensão amortecedores frente 1
Extensão amortecedores traseira 2
Compressão amortecedores frente 1
Compressão amortecedores traseira 2
Barra anti-rolamento frente 1
Barra anti-rolamento traseira 1
Ângulo do câmber frente 1.5
Ângulo do câmber traseira 0.2
Ângulo do eixo frente -0.2
Ângulo do eixo traseira 0.2
Equilíbrio de travagem frente 2
Equilíbrio de travagem traseira 1
Justificação: 
ABS - 1
Lastro com 445PP - Posicionamento +50
Conselho sobre desgaste de pneus: Usei pneus médios na primeira parte e macios na segunda (Susuka)
Obs. - Setup usado em Susuka e em Autumn Ring (exceto a caixa)

NitRo_262
DIFERENCIAL
Binário Inicial 5
Sensibilidade de aceleração 35
Sensibilidade de travagem 20
Justificação: Reduzir o desgaste dos pneus.
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -5
Altura ao solo traseira -3
Ajuste de molas frente 8.5 
Ajuste de molas traseira 8
Extensão amortecedores frente 6 
Extensão amortecedores traseira
Compressão amortecedores frente
Compressão amortecedores traseira
Barra anti-rolamento frente 3
Barra anti-rolamento traseira 3
Ângulo do câmber frente 1.2 
Ângulo do câmber traseira
Ângulo do eixo frente 0
Ângulo do eixo traseira 0.2
Equilíbrio de travagem frente
Equilíbrio de travagem traseira 6
Justificação: 
ABS - 1
Lastro com 445PP - Posicionamento - Não usei
Conselho sobre desgaste de pneus: 
Obs. -

diogicar
DIFERENCIAL
Binário Inicial 27
Sensibilidade de aceleração 46
Sensibilidade de travagem 21 
Justificação: Quanto ao binário escolhi este valor, para poder ter um melhor arranque e, conseguir bem cedo um bom lugar na frente embora gaste um pouco mais de pneu. Quanto à aceleração fui alterando até chegar a este valor que me tirava menos pneu no arranque e durante o embalo, o carro anda perfeitamente. A travagem depende de piloto para piloto, pois depende do momento em que cada um trava. No meu caso prefiro travar calmamente mas se for necessário uma travagem mais brusca, este valor esta na perfeição.
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -20 
Altura ao solo traseira -17 
Ajuste de molas frente 6
Ajuste de molas traseira 5.4
Extensão amortecedores frente 4
Extensão amortecedores traseira 5
Compressão amortecedores frente 4 
Compressão amortecedores traseira 4
Barra anti-rolamento frente 2 
Barra anti-rolamento traseira 3
Ângulo do câmber frente
Ângulo do câmber traseira 0
Ângulo do eixo frente
Ângulo do eixo traseira 0
Equilíbrio de travagem frente 5
Equilíbrio de travagem traseira 5
Justificação: Quanto à altura, é normal que esteja baixo para que o carro se segure melhor nas curvas. Quanto à extensão e compressão, são valores que estão um pouco ao calha, porque eu não sei bem para que servem. Quanto ao câmber, decidi por um pouco à frente devido às travagens em curva para que o carro não escorregue e gaste mais pneu.
ABS - 1
Lastro com 445PP - Posicionamento +48
Conselho sobre desgaste de pneus: Definir boas trajectórias, ser-se consistente, isto é, tentar fazer sempre os mesmos tempos por volta a um determinado circuito , e sempre com a melhor trajectória possível, para alem disso e parecendo que não, uma boa relação de caixa de velocidades e os valores indicados em cada velocidade também ajudam.
Obs. -

joykston
DIFERENCIAL
Binário Inicial 5
Sensibilidade de aceleração 14
Sensibilidade de travagem 20
Justificação: 
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -13
Altura ao solo traseira -20
Ajuste de molas frente 14,5
Ajuste de molas traseira 13.5
Extensão amortecedores frente 9
Extensão amortecedores traseira 9
Compressão amortecedores frente 7
Compressão amortecedores traseira 8
Barra anti-rolamento frente 5 
Barra anti-rolamento traseira 7
Ângulo do câmber frente 0.3
Ângulo do câmber traseira 0.9
Ângulo do eixo frente 0
Ângulo do eixo traseira -0.20
Equilíbrio de travagem frente 4
Equilíbrio de travagem traseira 4
Justificação: 
ABS - 7
Lastro com 445PP - Posicionamento -10 
Conselho sobre desgaste de pneus: 
Obs. -

Brasil-Men
DIFERENCIAL
Binário Inicial 10
Sensibilidade de aceleração 40
Sensibilidade de travagem 20
Justificação: É a configuração padrão
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -4
Altura ao solo traseira -8
Ajuste de molas frente 13
Ajuste de molas traseira 12
Extensão amortecedores frente 7
Extensão amortecedores traseira 7
Compressão amortecedores frente 4
Compressão amortecedores traseira 4
Barra anti-rolamento frente 2
Barra anti-rolamento traseira 2
Ângulo do câmber frente 0.5
Ângulo do câmber traseira 1.5
Ângulo do eixo frente 0.00
Ângulo do eixo traseira 0.00
Equilíbrio de travagem frente 7
Equilíbrio de travagem traseira 8
Justificação: 
ABS - 1
Lastro com 445PP - Posicionamento +8
Conselho sobre desgaste de pneus: No meu modo de pilotagem, quanto menos câmber, menor o desgaste.
Obs. -

VMMP
DIFERENCIAL
Binário Inicial 42
Sensibilidade de aceleração 20
Sensibilidade de travagem 15
Justificação: 
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -3
Altura ao solo traseira -3
Ajuste de molas frente 5.6
Ajuste de molas traseira 4.7
Extensão amortecedores frente 4
Extensão amortecedores traseira 3
Compressão amortecedores frente 4
Compressão amortecedores traseira 4
Barra anti-rolamento frente 3
Barra anti-rolamento traseira 3
Ângulo do câmber frente 1.8
Ângulo do câmber traseira 1.3
Ângulo do eixo frente 0
Ângulo do eixo traseira -0.25
Equilíbrio de travagem frente 5
Equilíbrio de travagem traseira 6
Justificação: 
ABS - 4
Lastro com 445PP - Posicionamento 0
Conselho sobre desgaste de pneus: Tinha ideia que a suspensão influenciava, além do tipo de condução como é óbvio.
Obs. - Esta configuração foi a que utilizei na última corrida que participei que foi na pista de Nurburgring.

BINO_smartistas
DIFERENCIAL
Binário Inicial 10
Sensibilidade de aceleração 40
Sensibilidade de travagem 12 
Justificação: 
SUSPENSÃO
Altura ao solo frente -10
Altura ao solo traseira -13
Ajuste de molas frente 5.5
Ajuste de molas traseira 5.5
Extensão amortecedores frente 2
Extensão amortecedores traseira 2
Compressão amortecedores frente 3
Compressão amortecedores traseira 3
Barra anti-rolamento frente 2
Barra anti-rolamento traseira 2
Ângulo do câmber frente 1.5
Ângulo do câmber traseira 0.5
Ângulo do eixo frente -0.03
Ângulo do eixo traseira 0
Equilíbrio de travagem frente 7
Equilíbrio de travagem traseira 7
Justificação: 
ABS - 5
Lastro com 445PP - Posicionamento 0
Conselho sobre desgaste de pneus: 
Obs. -


Enviar um comentário

Para evitar qualquer problema ao publicar o teu comentário, escreve-o no bloco de notas, e seguidamente faz copy-past.
Comentários insultuosos, obscenos, ou que ofendam qualquer participante serão eliminadas, bem como os comentários anónimos.